quarta-feira, 23 de junho de 2010

O Frevo (dança e música de rua e/ou salão)




O frevo existe desde o século XIX. Seus passos (dança) se originaram na capoeira, onde os praticantes brincavam, brigavam e dançavam.

Para se defenderem dos inimigos, usavam bengalas e guarda-chuvas velhos.

O ritmo alegre e acelerado da marcha (música) torna o frevo uma dança solta, livre e rápida exigindo do passista (dançarino) criatividade e improvisação.Nesse ritmo frenético e na rapidez da dança, diz o povo que o corpo “frerve”, daí o nome frevo.

Hoje integrado ao carnaval, o frevo é uma coreografia popular, alegre e colorida no Brasil.

As mulheres, de saias muito curtas e blusas que deixam a barriga de fora, e os homens de calças justas e faixas coloridas na cintura, usam sombrinhas coloridas na mão e passam dias dançando freneticamente pelas ruas de Recife e Olinda.

No salão é dançado como uma marcha comum, aos pares, tal qual no miolo do clube de frevo na rua, não impedindo que de vez ou outra, se desfaçam em roda para um solista fazer sua exibição, sendo substituído por outro até voltarem a coreografia inicial.


Duque de Caxias, 23 de Junho de 2010.


Onofrevo

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dia Nacional da Leitura na Biblioteca Comunitária Solano Trindade com Onofrevo.

Participamos desse evento com muita alegria divulgando o frevo, levando centenas de crianças o ritmo e magia que empolga milhões de brasileiros.

Queremos agradecer a todos que contribuíram para a realização desse evento que marcou a comunidade do Cangulo.

Onofrevo.